Guia Masculino para o cuidado do corpo, Nivea Men Logotipo
10 FACTOS SOBRE A TRANSPIRAÇÃO
Tudo o que ainda não sabias sobre a transpiração.

10 FACTOS SOBRE A TRANSPIRAÇÃO

#1

COMEDORES DE ODOR

As únicas situações em que o teu suor terá naturalmente um odor (sem entrar em contacto com bactérias) é se comeres caril picante ou um prato rico em alho ou cebola.

#2

UM CHEIRO NOS PÉS

A maioria das glândulas sudoríparas estão nos teus pés, não nas axilas.

#3

DEIXAR A TUA MARCA

Literalmente: aquelas desagradáveis manchas amarelas nas mangas das t-shirs são causadas por ácidos gordos existentes no suor libertado pelas glândulas apócrinas.

#4

EXTRA SECO

Os camelos podem suar até 25% do seu peso corporal e manterem-se hidratados. Já o ser humano, morreria depois de transpirar apenas 12% do seu peso corporal.

#5

OS INGREDIENTES DO SUOR

A composição exacta do suor difere de pessoa para pessoa, mas é essencialmente composto por água, sal e desperdícios metabólicos e electrólitos. É por isso que as bebidas ricas em electrólitos são tão importantes durante e depois de exercício físico intenso.

#6

RAPAZES VS RAPARIGAS

As mulheres têm mais glândulas sudoríparas que os homens. Estranhamente, os homens tendem a transpirar o dobro das mulheres.

#7

MERCÚRIO A SUBIR

Quanto mais humidade existir no ar, mais difícil será a transpiração arrefecê-lo. Nestas condições, a tendência é sobreaqueceres facilmente e, por isso, atenção ao exercício físico em climas húmidos!

#8

HUMIDADE A SUBIR

Os homens podem perder até 2,5 litros de água enquanto praticam exercício físico. Mais ainda se não estiveres habituado a praticar exercício em climas mais quentes - nesse caso podes chegar a transpirar 3 litros.

#9

ROTAS DE SAÍDA

O corpo humano tem entre dois e quatro milhões de glândulas sudoríparas em todo o corpo. A grande maioria situa-se nas mãos, pés, testa, axilas e virilhas.

#10

SUOR SUBTIL

O suor em si não cheira. É a combinação de bactérias e suor que provoca o odor corporal.